quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Pra aquecer neste dia delicioso!




Sopa de couve-flor

20 buquê(s) de couve-flor
2 xícara(s) de chá de água
3 colher(es) de sopa de manteiga
2 cebola(s) média(s)
3 colher(es) de sopa de farinha de trigo
4 xícara(s) de chá de leite
1 ½ tablete(s) de caldo de legumes
1 colher(es) de chá de molho de tabasco
2 colher(es) de sopa de salsinha
2 colher(es) de sopa de cebolinha


1. lavar 20 buquê(s) de couve-flor e colocar para cozinhar na panela de pressão com 2 xícara(s) de chá de água por 3 minutos. reservar a couve-flor e a água.

2. em uma panela colocar 3 colher(es) de sopa de manteiga, dourar 2 cebola(s) média(s) picadas, juntar 3 colher(es) de sopa de farinha de trigo (ver dica), retirar a panela do fogo e ir colocando 4 xícara(s) de chá de leite aos poucos para não empelotar (o ideal é misturar o leite com um batedor), voltar a panela ao fogo e deixar ferver por 10 minutos.

3. acrescentar a água reservada, a couve-flor bem picada, 1 ½ tablete(s) de caldo de legumes, 1 colher(es) de chá de molho de tabasco deixar ferver por 5 minutos.

4. por ultimo juntar 2 colher(es) de sopa de salsinha e 2 colher(es) de sopa de cebolinha picadas, desligar o fogo e esperar 10 minutos para servir.

dica:
- colher de sopa: usar a colher de sopa da medida. encher a colher com o ingrediente, passar uma faca em cima para tirar o excesso do ingrediente, a medida ficará justa.

- a sopa fica com um sabor muito especial se você pingar algumas gotas de limão no fundo do prato.

Depois é só ligar pra Lenita, convidando pra jantar...rs


.

5 comentários:

  1. Ai, que delícia uma sopa quentinha! Estou congelando por aqui.
    A imagem das peças de porcelana sobre o espelho está demais!!! É uma luz!!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lenita querida!
    Voce nem imagina como foi bom começar o meu dia com o seu comentário no "MARAVILHAS". Digo sempre que a internet é abençoada, pois faz com que conheçamos pessoas tão delicadas e maravilhosas como voce,que mesmo distante, já tem um lugar reservado no meu coração. Lembre-se sempre amiga...voce é muito amada, e muito especial!...prá mim, e imagina pra Deus, que te fez e controla a tua vida!!!!
    Quanto à sopa...amei...adoooro couve-flor, acho que esta sopa vai ficar uma delícia...agora é só ir na cidade comprar couve-flor,rsrsrsrsrs...morar na roça tem estes incovenientes, quando se precisa de alguma coisa diferente...tem que deixar para amanhã...ou depois de amanhã rsrsrsrs
    beijin amiga
    Tenha um dia abençoado e muuuuito feliz
    Tina (Sonhar e Realizar)

    ResponderExcluir
  3. Olá, como vai? Como Português de gema que se preze, eu tb sou apaixonado por porcelanas, as da Vista Alegre então, nem se fala, mas você deve conhece-las com certeza! Gostei do Blogue e prometo voltar, Zé Maria

    ResponderExcluir
  4. Olá de novo Lenita,,, eu que agradeço sua visita e incentivas palavras, muito obrigado, vou seguir aqui tb com assiduidade e prometo um olhar mais detalhado em seus posts! Abraço, Zé Maria

    ResponderExcluir
  5. Olá de novo cara amiga!!! Além de uma excelente artista, vejo que você também uma maravilhosa cozinheira. Também tento manter um Blogue sobre Culinária, já que as saudades dos aromas e sabores de Portugal me estimulam a dar a conhecer a cozinha portuguesa aqui por terras Gaúchas, mas claro que me estou também adaptando aos sabores brasileiros e suas dicas são preciosas.
    Caso esteja interessada gostaria de colocar algumas de suas deliciosas receitas lá no meu Blogue, pode ser???
    Abraços Lusitanos, Zé Maria

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre, volte logo!!