quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Arte do Fogo!

Olá pessoas lindas...
Voltando ao assunto sobre a fabricação da porcelana.
Hoje lhes apresento meu companheiro de produção!

A pintura em porcelana é chamada de Arte do Fogo, assim como a cerâmica e o vidro.
A temperatura para a fabricação da porcelana e cerâmica pode atingir até 1.300º.

O vidro, se derrete todo com 600º, ainda não trabalhei com ele pra contar como é, mas está na pauta.

Na porcelana temos ainda a última queima, onde a mesma recebe a pintura ou decalque e deve voltar ao forno a uma temperatura média de 800º, para a fixação da cor e desenho.

Esta é a mufla (forno elétrico industrial) que atinge 800º em até três horas.
Depois de queimada a peça, espera esfriamento total do forno, para evitar o choque térmico que pode danificar assim uma pintura pronta.

Existem técnicas. em que deve-se abrir o forno com 300º para que a camada do vidrado da porcelana se solte, sendo possível pintar sobre a peça fosca, criando texturas interessantes.

Por hoje é só, beijos, tenha um dia colorido!!!



Meu amigo de jornada na arte.


Cabe uma cuba de pia ou duas se bem acomodadas.



Isto chama-se mobília do forno, com estas peças posso montar prateleiras para colocar as peças pintadas

.
.
.

14 comentários:

  1. Oi Lenita querida
    Super interessante esse post eu sempre tive curiosidade em ver um forno de ceramica
    Muito linda sua arte
    Parabens
    Beijo flor

    ResponderExcluir
  2. Oie! passando para te dar um beijo!!!
    Carmen
    Achados de Decoração

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lenita, adorei conhecer seu forno e saber um pouquinho sobre essa arte que tanto admiro.
    Pude ver ai embaixo que já foi seu sorteio, né, eu eu, chuif, não ganhei. Fica para a próxima!
    beijos querida

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga
    Muito, muito inteessante!
    Acho linda esta arte, mas não imaginava que era assim tão dificil (pra mim é), trabalhoso, mas sem duvida nenhuma, é uma arte encantadora, que só pessoas sensíveis como voce, conseguem transmitir tanto encantamento em cada peça .Esta arte me enternece.
    beijinho
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  5. Oi Lenita;
    Super interessante teu post. Aprendi um pouquinho vindo aqui hoje. Sempre que eu olhar para uma peça assim eu vou lembrar de seu post e com certeza vou comentar com alguém que eu já tive o privilégio de saber um pouco dessa maravilhosa arte! Muito lindas as peças finais. Parabéns e obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  6. Menina, tô impressionada com a arte do fogo.Pode chegar a 1300 ° , choqueiii !!! É grau a beça.

    E que desluimbre a cuba depois de pronta...amei!

    Gosto de novidade e hoje aprendi mais uma !!!

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  7. Nossa Lenita que interessante tudo que vc falou, muito alto essa temperatura... Um espetaculo essa cuba de pia , achei chiquerrima :) Bjim e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  8. Bom dia. Realmente seu trabalho e maravilhoso,delicado e de muito bom gosto. Georgina.

    ResponderExcluir
  9. O blog está LINDO!E suas peças... nem me pergunte!! INSUPORTÀVEL ao quadrado! Saudades, bjs!

    ResponderExcluir
  10. Olá, como vamos de ferias resolvemos presentear todos nossos amigos com um cartãozinho de Boas Festas,. Caso pretenda gostaríamos que o recebesse no link abaixo. Você estará sempre no nosso coração. Cris & Zé
    http://boasfestascrisezemaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá Lenita,

    Desejo a voce e seus familiares um Feliz Natal e Ano Novo repleto de alegrias, realizações, saude e muita Paz.

    com carinho
    Rosina

    ResponderExcluir
  12. Oii, amiga !!!

    Menina, quase tive um treco. hehehe Acabei de receber os Tesouros que ganhei na sua promoção.

    Muito obrigada e aqui me refiro aos mimos mas principalmente pelo carinho...isso não tem preço e faz bem a alma.

    E como eu acredito na lei do retorno...que vc possa SEMPRE sentir a mesma alegria que tive.

    Desejo que possamos sempre ter e guardar em nossos ♥♥ o amor por esse Homem que nasceu e morreu por nós !!!

    Tenham todos um abençoado e santo natal !!!



    \o/ Bejinhos \o/


    Ana

    ResponderExcluir
  13. olá Lenita...muito obrigado ...adorei ter você meu blog..seja muito bem vinda...
    seu blog é fabuloso que trabalho lindo o seu parabéns....bjos feliz 2011...

    ResponderExcluir
  14. Lenita: Quero perguntar uma coisinha
    Eu fiz aulas de cerámica, mais os esmaltes são bem dificeis, só algumas cores que sempre davam certo, a gente tinha ate que pintar varias vezes alem de que com o prata nunca consegui que desse certo.....na porcelana e mais facil...eu vejo seus resultados tão lindos , limpos, caprichados.
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre, volte logo!!