terça-feira, 16 de agosto de 2011

Como Criar uma Vida Encantada

Bom dia pessoas lindas...
Um dia colorido pra vocês

Imagem daqui

Como Criar uma vida encantada
Por Victoria Moran

Segredo da vida encantada nº 26
Respire

O menininho no sagão do aeroporto estava muito aflito e usava toda a capacidade dos seus pulmões para demonstrar isso. Papai e vovó tentavam em vão acalmá-lo com brinquedos e promessas. Quando a mãe entrou em cena, ajoelhou-se diante do filhote agitado, olhou bem nos olhos dele e disse: "David, respire."
O choro transformou-se em silêncio quase que imediatamente e em poucos minutos David saía em disparada, brincando e rindo, esquecendo o aborrecimento anterior.
Às vezes, quando já somos adultos, precisamos da mesma recomendação que David recebeu: RESPIRE. 
Os terapeutas definem a angustia como "reações físicas a certos estímulos". A principal reação à angustia é a respiração ofegante. A capacidade de respirar lenta e profundamente combate a tensão sistêmica e automaticamente a substitui com relaxamento.
A prática regular de respiração controlada, mesmo só por alguns minutos por dia, se acumula substancialmente na nossa conta de serenidade. As mesmas técnicas também podem ser uma benção em situações muito estressantes em que "tentar relaxar" se transforma num paradoxo e funciona tanto quanto dar uma bugiganga para um bebe aos berros. O controle da respiração é o administrador definitivo do estresse porque é gratuito, imediato e está sempre disponível.
Os ioguis na Índia antiga transformaram em ciência o estudo da respiração. Ensinavam que o oxigênio é nosso principal alimento e que a respiração adequada tranquiliza a mente. Conclusão com a qual a psicologia moderna concorda. Além do mais, os ioguis acreditavam que a respiração faz mais do que manter a vida, que ela também sustenta nosso contato de cada momento com o divino.
Apesar de a respiração ser a atividade mais básica e constante da vida, a maioria das pessoas não aprende como respirar bem, ou então aprendem errado. Você nunca ouviu um professor de educação física ou ginástica dizer: "Respire fundo e encolha a barriga"? Isso é um absurdo. É como soprar um balão para torná-lo menor. Quando inspiramos, nosso abdômen tem que expandir porque estamos engolindo ar. Podemos encolher a barriga, mas quando soltamos o ar.
Para respirar como um iogui, sente-se confortavelmente numa cadeira com os pés encostados no chão, ou numa esteira ou almofada de pernas cruzadas. Mantenha as costas razoavelmente retas. Pense na respiração como um processo com três partes:

Primeiro dilate o abdômen, depois o diafragma e finalmente o peito. 
Assim estará garantindo que seus pulmões vão se encher, em vez de fazer apenas a habitual respiração superficial que não oxigena completamente o organismo.
Para a respiração profunda básica, inspire e solte o ar pelo nariz. Siga o próprio ritmo, lembrando de expandir o abdômen, o diafragma e o peito, nessa ordem. Depois solte o ar também completamente, forçando a saída de todo o ar poluído. Vá com calma. Não hiperventile. Descubra o ritmo mais confortável para você. Faça isso por um minuto ou dois, ou cinco ou seis respirações completas. É uma boa maneira de despertar, especialmente se puder fazer ao ar livre ou perto de uma janela aberta. A respiração lenta e ritmada também é um prelúdio tradicional e acompanhamento da meditação. Combinar essas duas coisas multiplica os benefícios de ambas.Em qualquer contexto, deixe que seus pensamentos complementem a respiração. Ao inspirar pense que está respirando vida, força e possibilidades gloriosas. Quando soltar o ar, convença se de que está expulsando tanto impurezas físicas quanto as pressões mentais, os aborrecimentos e as limitações que podem estar atrapalhando sua vida.
Use a respiração para ajudá-la a clarear sua mente, acalmear seus pensamentos e abrir sua inspiração (essa palavra significa literalmente inspirar o espirito).
Faça um pouco de respiração consciente antes de enfrentar um teste e quando deparar com uma pergunta especialmente complicada. Respire antes das entrevistas. Respire quando quiser morder a jugular de alguém e souber que é você que vai ter indigestão. A respiração correta, dizem os ioguis, podem modificar o padrão dos seus pensamentos. E isto, conforme afirmam praticamente todos os que estudaram a questão, pode mudar o padrão da sua vida.
Portanto, RESPIRE.

Beijos
.
.
.

4 comentários:

  1. Oi amiga
    Gostei da postagem, vou seguir estes conselhos.
    bjs
    Tina (SONHAR E RELIZAR)

    ResponderExcluir
  2. Olá Lenita,
    Adoro passar por aqui e ler os segredos da vida encantada.
    Obrigada!!!
    Bjs
    Lelê

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga tem um selinho pra você no meu blog, eu confeccionei para agradecer a todas arteiras que tem mãos de fada
    Abraços Mari
    zuzibaartesanato.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Lenita !!!
    Sabias palavras, serve para refletir....
    um otimo final de SEMANA !!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre, volte logo!!