sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Caixa Nº 21

Bom dia pessoas lindas que por aqui passam...
E é sexta feira, dia de se preparar para o final de semana!
O meu será bem tranquilo e gostoso, marido e eu vamos passear em São Paulo hoje, amanhã e talvez domingo.

Tem início, hoje uma exposição de porcelanas em São Paulo, quem se interessar poderá visitar, veja endereço logo abaixo, a entrada e franca.

Vamos à caixa nº 21, era usada para guardar pigmentos, no caso, a referência para esta caixa é sobre o azul cobalto, muito usada na industria cerâmica. 
Uma curiosidade é que são utilizados dois tons de azul: o azul ultramar, derivado do lápiz lazuli e o azul cobalto, conhecido como azul egípcio, fabricado do óxido de cobalto
O azul cobalto, mais vivo que o ultramar, intervém nas misturas feitas para a obtenção de azuis mais luminosos.
Este pigmento é utilizado na decoração de porcelana, por tratar se de uma das cores denominadas de "alta temperatura" por suportar, sem sofrer adulterações, temperaturas maiores  que 1.500º e pode ser usada na pintura de massas ainda frescas, como esta caixinha, observe o seu interior, ela é feita em azul cobalto em sua massa.

.




Beijos, um final de semana colorido pra vocês, até segunda com a caixinha nº 22.
Se divirtam, porque eu vou!



 IVº ENCONTRO DE ARTES
            EM SÃO PAULO

                    03 E 04 DE AGOSTO DE 2012
                           (6ª FEIRA E SABADO)
 LOCAL : TRYP HIGIENÓPOLIS HOTEL
                   RUA MARANHÃO, 371 -HIGIENÓPOLIS
                                    SÃO PAULO-SP
                    
Participam: 
ANTONIA MASCARAS DE PORCELANA
ARLETE SARKIS –RELEVOS AS
ATELIER ESTHER BATISTA
GERARDO OTERO
LADIS CAMBAUVA
LIVRARIA GAUDI
MARIO WATANABE
SEDACOLOR
SONIA PORCELANAS
THAIS ANTUNES
TOSHIKO TAMASAKI
   

.
.
.

3 comentários:

  1. Lenita,
    gosto imenso de azul.....
    tenho várias peças cá em casa pintadas de azul...
    maravilhosa caixinha

    com abraços de MF

    ResponderExcluir
  2. Oi Lenita !
    Mas que legal saber da tua coleção de caixinhas !
    Eu não sabia dessa promoção quando aconteceu ! Não sei pq não me avisam esse tipo de coisa ! Hehehehehehe
    Vim te avisar que coloquei no blog um jogo de chá, e mencionei teu blog, e a foto de uma das caixinhas.
    Já estou com teu link pra voltar sempre.
    Bjão, Cauê

    ResponderExcluir
  3. ESTOU ENCANTADA COM TANTA COISA LINDA.PARABÉNS!!!!
    UM ABRAÇO
    GILDA

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre, volte logo!!